Paulatinamente

Ensaios crítico-literários sobre maravilhas, bizarrices, estranhamentos. Ligações inesperadas tiradas da literatura, da História, do cinema, da poesia, das artes e da minha cabeça.

O que você vai encontrar aqui?

Aqui você vai encontrar desde unicórnios e rinocerontes e girafas; monstros em mapas; leituras decoloniais de Homero; desertos maculados com a presença da existência humana; vagabundos e vagabundas que flanam pelo mundo; Calibã, Ariel e a Bruxa e Shakespeare; o surgimento do azul e do verde; terras onde homens usam chapéus e onde homens brancos são os canibais; poetas sufis que encontram Deus em seus próprios corações. Participação especial de cartas de tarô e plantas medicinais. Prometo tentar trazer maravilhas esquecidas por aí. Uma pequena amostra das ligações pelas quais a minha mente faz diariamente. Também tem espaço para dicas culturais e trabalhos que fiz e faço por aí.

Quem sou eu?

Sou Paula Carvalho, jornalista e historiadora. Tenho mestrado e doutorado em História. Estudo e pesquiso viajantes disfarçados e o contato com a alteridade. Trabalhei três anos e meio como editora da revista literária Quatro Cinco Um. Sou agora editora de podcasts da Quatro Cinco Um, editora da Tinta-da-China Brasil, colaboradora do blog da editora Tabla, uma das organizadoras de Um Grande Dia para as Escritoras, lancei o livro “Direito à vagabundagem: as viagens de Isabelle Eberhardt” e contribuí com um texto em “Depois do fim”, organizado por Fabiane Secches.

Se quiser saber mais sobre meu trabalho, minhas leituras e meus pensamentos, me siga no Instagram: @paulaccarvalho_

Subscribe to Paulatinamente

Ensaios crítico-literários sobre maravilhas, livros, bizarrices e ligações inesperadas

People

Historiadora brasileira, jornalista. Escrevo o tempo todo, mas ainda não me sinto escritora.